08/04/2013

Chegando no início (SJPP)...

Chegada ao ponto de partida...

Estação Chamartin, com destino a Irun / Hendaye

Uau...  dia longo este...  após perder a hora,  o trem e quase um amigo (rs) consegui manter o que eu queria, iniciar o Caminho no dia 09/04 em SJPP. As viagens de trem foram longas e muito diferentes também, o último trecho quase que perco o trem novamente para SJPP, devido às conexões e por desconhecer absolutamente tudo...Bema viagem de trem é um episódio à parte e vale muito a pena...esse  trecho  foi muito bonito.
                           




Fim do 1º trecho, aqui chega-se a Bayonne (França)

A viagem é interessante, passamos pelo país Basco,  próximo ao mar, passando por Biarritz,e logo a chegada em Hendaye e Bayonne, de onde parte o ultimo trem com destino a SJPP, as paisagens são de tirar o fôlego... Após uma hora em meio a curvas que beiram o rio chega-se a Sain Jean, a estação é pequena e já demonstra o estilo que teremos na cidade. Ao chegar,  casarões e logo a primeira indicação do Caminho, esta que nos indica o local da oficina de peregrinos.



Estação de Trem SJPP
Estação de Trem SJPP


A Oficina de Peregrinos em SJPP, é o local que auxilia e direciona os peregrinos quanto ao início do Caminho, aposento, credencial e tudo que se espera saber quanto ao início da caminhada. Foi ali, logo de início que adquiri a minha vieira, bem como fiquei sabendo que o caminho deveria ser o de Valcarlos (rodovia), pois as nevascas foram muito rigorosas nessa ano. Claro que respeitarei é não irei né aventurar além do necessário. É lá que eles também nos indicam lugares para ficar, acabei ficando em uma casa ao lado da oficina,  em conjunto com outros peregrinos que dividiam as mesas onde fizemos as credenciais... 

A anfitriã era uma senhora francesa, não muito amistosa...mas acabamos por entender as regras quanto a barulho, banho e horários... nesse mesmo local conheci aqueles que seriam MEUS COMPANHEIROS de CAMINHO (Yvonne, Markus, Jeniffer), além de Cher e Alan, que também passaram pela oficina de Peregrinos quase ao mesmo tempo e que ficaram em outra casa.
        
      
Primeira Indicação do Caminho

Entrando em SJPP


   Sem imaginar, meu futuro "grupo" de Caminhada se formara ao meu lado.
Bem, feita a Credencial a senhora (muito amável por sinal) nos indicou um restaurante,  e foi aquela Torre de Babel (dentro do restaurante só peregrinos)...  Bem,  meu virei e não passei fome... A interação com outras pessoas de outros países,  onde mesmo sem se entender o idioma se sobressai o senso de cooperação, isso é demais...  mostra que nosso mundo ainda tem jeito, foi meu primeiro MENU, ao lado daqueles que formariam nossa "família" pelos próximos trinta dias... ou como batizei a primeira formação de nosso "dream team".

  
Rumo ao Primeiro "MENÚ"

Primeiro Menú (Cher ao fundo em outra mesa)


Ao retornar,  uma coisa de doido...  5 minutos para o banho...  cronometrado, tudo aqui fecha as 10:00h da noite,  se vacilar dorme na rua alguns lugares trancam as portas e apagam as luzes...  a primeira noite não foi boa...  estranho demais estar tão longe, sem minha família como era de se esperar,  ainda não havia me dado por conta que de fato estava no início de algo que tanto esperei...

Bem,  agora hora de encerrar o dia,  é descansar ao máximo para a etapa de amanhã...  27km de estrada pela frente e ver como será esse tão esperado primeiro dia.

A pitoresca e tão esperada Saint Jean Pied de Port, no sul da França










2 comentários:

  1. Valeu ta tudo lindo parabéns de novo! Que coragem!!!!
    Albergue é muito legal essa mistura é fascinante dividi o quarto com, australiana e francesa, muito legal mesmo ótimas lembranças.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Bom caminho ...só faltam uns 800 km .. mas voce vai chegar lá ! tenho certeza preparo não falta ...

    ResponderExcluir