17/04/2013

9º dia ( 17/04/13 ) - Najera X Granon

Resumo da Etapa



Igreja em Nájera
Em Najera,  ficamos um albergue privado...  EUR 10,00 ,  mas com menos peregrinos...  vale a pena,  pois com número menor de pessoas a bagunça é menor,  é a diferença é pouca...

Najera,  até que é umas cidade interessante,  mescla um pouco do estilo medieval,  com a beleza de ser cortada por um rio,  que agora não me recordo o nome...  a única coisa complicada,  foram os serviços...  eles não possuem una forma boa atender seus clientes apesar de ter uma área próxima a margem de um rio que convida a um entardecer.









Vinhedos "secos" sendo preparados para a próxima estação
Saímos cedo,  rumo a Sto.  Domingo de la Calzada (da famosa igreja do galo), através de  uma rota que não foi das mais bonitas (já tivemos verdadeiros cenários, más nem por isso os atrativos ficam de lado)  já estamos em La Rioja,  região dos vinhedos...  e  a paisagem não ousou em ser tão diferente,  em meio a grandes fazendas .  Infelizmente estranho foi o extremo de temperatura,  chegando a 27 graus incompatível para a época,  e  não querendo ser negativo,  mas realista,  o governo da Espanha não recomenda o Caminho durante o verão,  ou em temperaturas elevadas.


Horizonte nos faz "viajar"
Com o passar do dia nosso grupo se separou... e Yvonne, Jennifer e Cher acabaram por seguir em um ritmo mais rápido, Alan também se separou e nos ultimos dois dias não tivemos notícias dele (no caminho é assim mesmo).

Seguimos até Sto Domingo, nesse caso eu e Daniel, Markus já assumia um ritmo mais lento certamente para poder ficar sozinho... mas aos poucos chegamos em Santo Domingo por voltadas 14:00, pensamos vamos adiante em mais 5km e  dormir em GranonSimbora, é lá fomos...


Entrada de Santo Domingo de la Calzada
Moço,  o caminho é paralelo a rodovia...  o calor subia,  aquele céu totalmente azul,  as paisagens mais agradáveis... e nada de Granon... mas é isso mesmo,  debaixo de Sol forte a dificuldade aumenta, e não sendo negativo,  mas realista,  a coisa pega... Deu trabalho,  chegarmos a Granon, e ao chegar a primeira decepção, albergue municipal lotado... em Granon, temos apenas duas opções e caso a segunda não tivesse vaga, o jeito seria encarar mais 5km.



Cruzeiro á caminho de Granon
Ao chegar, a notícia triste... encontramos Cher, Jennifer e Yvonne, mas devido ao forte calor esta passou mal, e demandou cuidados especiais... algo parecido com uma insolação ou algo parecido, más realmente a "tirou" de circulação ficamos preocupados em como localizar um médico caso fosse necessário.


Albergue em Granon
Bem, albergue cheio,   tivemos que aceitar um particular,  numa linha mais alternativa (fotos), o hospitaleiro tem na bagagem segundo ele 12 Caminhos,  sendo um deles partindo de Roma... uma casa e ambiente estranho... Markus ficou a ultima vaga da igreja e eu e Daniel encaramos o lugar verdadeiramente estranho... Bem,  aceitamos por ser a única opção,  mas conseguimos participar da ceia na igreja se San Juan Batista,  muito tradicional, dessa vez com um "spagetti" veradeiramente show de bola. Depois da sobremesa (tradicionalmente retirada na padaria da vila) depois de muita cantoria, foi a hora da cerimônia na igreja, más como estava em outro albergue tivemos que sair para não ficar na rua.


"Cena" em Granon 

Uma grande e verdadeira "roda" de peregrinos

Retirar a Sobremesa...


Bem o caminho é lindo,  apesar das dificuldades que acho relevantes quanto a serem colocadas,  pois a ideia é ser o mais transparente possível, vale a pena...  o aprendizado é  verdadeiro, intenso e constante ,  mas não como contos de fada ou aventuras em que não tenhamos cansaço e ou dificuldades... a atenção por onde se pisa é mais que necessária, o cuidado com os pertences, atenção quanto a reposição de líquidos, cuidado com os pés e ouvir o seu próprio corpo... são expressões que muitas vezes não conhecemos ou ouvimos em nosso dia a dia, más que aqui passam a fazer parte de nossa rotina.


O peregrino precisa estar ciente quanto ao que terá pela frente, e  como precisa iniciar seu Caminho...  que é "exclusivamente seu", dentro de seus sonhos, de sua realidade,  e  principalmente de seu jeito...

Bela recordação... um grande grupo que caminha, só faltou Alan...