10/05/2013

31º dia ( 10/05/73 ) - Monte do Gozo x Santiago de Compostela

Resumo da Etapa




Bem...  noite looooonnnnngaaaaa,  hora não passava,  sono não vinha de jeito nenhum...  o albergue bom,  apenas 08 / quarto,  quase não teve ronco,  acho que todos estavam ansiosos tb com a chegada em Santiago, enfim acho que essa noite só perdeu para a primeira lá em Saint Jean, onde também mal consegui acreditar que estava prestes a começar a realizar um de meus sonhos...

Santiago ao fundo...
Bem paramos para dormir a menos de 5km, dessa vez Ramon e Pepe estão juntos e partimos as oito da manhã... sem pressa, afinal de contas a distância era um passeio pra nós e tínhamos apenas a missa como sendo nosso compromisso do dia... Bem,  nó na garganta a casa passo, todos em silêncio,  lágrimas caem sem razão a emoção é realmente grande. Não temos qualquer duvida quanto ao trajeto,  somos quase que atraídos para a catedral e logo a cidade moderna sai de cena e dá lugar aos casarões...  e  após uma esquina,  nos deparamos com as Torres da majestosa catedral.


Catedral à vista
Após a praça "Cervantes", pra quem já acompanhou o traçado de outros peregrinos como eu, tem-se a certeza que se está próximo, passos lentos... por minutos sinto as pernas pesadas como que seu eu mesmo não quisesse dar o próximo passo... um músico de rua toca gaita,  e isso já anuncia o tão esperado momento... ao passar pelo centro antigo, somos atraídos como disse para a praça,  e precisamos andar quase até o meio dela para que a visão seja totalmente preenchida por aquilo que tanto perseguimos nesses últimos 30 dias...  Estamos em Santiago de Compostela,  aos pés da catedral.

Abraços, choro, risos, muita alegria...  outros peregrinos chegando,  palmas pra quem entra...  e é  assim mesmo... e ao nos jogarmos ao chão não temos vontade de nos levantar... queremos ali ficar,  como que a se abastecer se recarregar, tentar olhar o todo é muito difícil e a emoção bate muito forte,  confesso é  difícil demais tentar traduzir a uma pessoa que não se sinta atraída pelo Caminho, oque sentimos num momento como este (só agora consegui começar a tentar escrever algo).

Bem,  tudo perfeito...  noite tranquila,  Santiago interviu a São Pedro e trocou a chuva pelo céu mais azul que já ví nesse caminho todo...  entramos na Catedral,  missa peregrinos das 12:00h. Claro,  como disse tudo perfeito.... BOTAFUMEIRO no ar, passando sobre nossas cabeças,  exalando o aroma que por vezes confesso ter sentido durante o Caminho,  acredito que era uma amostra doque teríamos ao aqui chegarmos.

Bem,  amigos presentes, que mudaram seus planos para seguirem os meus...  também queriam chegar a Santiago junto comigo (apenas pra mim, com um significado - meu aniversário), o primeiro longe de minha família que amo, e eu havia mencionado isso a eles... e para isso já haviam tramado antes que teria uma surpresa em Santiago... UMA NOITE 5 ESTRELAS... eles PAGARIAM minha hospedagem em Santiago  (nada de Albergue nessa noite)... (parece filme - não.. é real). Inacreditável... apesar das dificuldades de comunicacão no início, estas foram superadas, dado o carinho de todos,  consegui amigos fazendo uso da "voz do coração", aquela que não conseguimos esconder, e que foi mais clara e verdadeira. Enfim,  tudo maravilhoso jantar na Casa Manolo...  parabéns cantado em  vários idiomas diferentes... (inesquecível), assim de um jeito diferente passei este aniversário...  triste por um lado,  de não ter minha família que tanto amo,  mas confortado por amigos feitos de diferentes continentes...

Minha despedida
Dia amanhece, após farto café da manhã as despedidas começam...  confesso,  essa é a PIOR parte do caminho...  supera as dores,  o cansaço,  o calor,  tudo...  a tristeza de ter a certeza que a "vida" tb passou durante o Caminho, é  algo que nos deixa realmente abatidos.  Santiago, sem aqueles que "fizeram" nosso Caminho,  é  mais uma cidade como outra qualquer,  pois "Meu Caminho", foi feito e marcado por PESSOAS.





Hoje entendo CLARAMENTE,  o real significado que amigos peregrinos deixaram aqui no Blog...  "ande devagar", "aproveite cada passo,  cada almoço ", "cada café", "Cada Amigo"... tudo passa rápido... Pois é...  o Caminho pra mim é tb uma analogia a nossa própria "vida".  Não comecei a processar tudo ainda,  mas tudo que fazemos precisa ser feito com o coração,  com sentimento,  pois o tempo é  o mesmo. Volto hoje a minha vida REAL,  próximo a todos que amo,  e senti muita falta sem duvida com uma noção muito maior quanto ao que devemos aproveitar em nossas vidas... Tenho amigos em vários continentes...  que fizeram meu Caminho,  perfeito e incomparável com qualquer outro (cada um tem o seu)... e deixo aquilo que me deixaram.

"Aproveite, viva cada passo como sendo seu último...  aproveite absolutamente tudo que pode do Caminho,  pois ele será único e incomparável ".

Agradeço a Deus, minha esposa e filhos, pais, irmã querida, amigos e colegas de trabalho, e a todos,  absolutamente todos (virtuais ou não), que contribuíram para a realização desse sonho maravilhoso.









Meus PÉS foram fundamentais para isso tudo...
Sonho Realizado...
Hora de começar a Pensar...

E principalmente de "SONHAR" de novo...