09/04/2013

1º dia (09/04/13) - SJPP X Roncesvalles

Resumo da Etapa



Amanhecer em SJPP, ao fundo os temidos PIRINEUS

Acordamos cedo... Seis da manhã e os despertadores disparam... Más acredito que nem era necessário, pois a ansiedade de todos era muito grande nessa 1º noite no Caminho.  Após levantarmos, tivemos que aguentar a hospitaleira "nervosa", segundo ela o barulho era demais.... más afinal de contas, se todos precisam sair as oito da manhã, não entendi a razão... 
Enfim, acho que aquela senhora é a que já conheci algo a respeito,   percebi que ela como hospitaleira,  tem o jeito dela,  afinal de contas era sua própria casa.



Partindo em Direção a Roncesvalles 1º Foto Oficial
Saímos, não por coincidência, todos juntos é a primeira lição que durante o Caminho seguimos em um "grande grupo" (como em nossas vidas)...  e esse grupo tende a estar próximos ou juntos (como em nosso caso), durante a caminhada. 

Saímos  sem saber o quanto teríamos pela frente...  A ida através da montanha foi exaustivamente orientada como "fechada", pois o acúmulo de neve não poderia ser ultrapassado...  saímos então pela rodovia,  rumo a Valcarlos, um pequeno pueblo no caminho...




Lama e Neve rumo a Roncesvalles
O caminho pela estrada é  muito bonito também,  uma serra longa e íngreme e que por vezes nos dá a impressão de não ter fim, tínhamos que acompanhar a estrada e dividir espaço com carros e caminhões que muitas vezes se solidarizavam.  Muito legal, caminhar e dividir espaço com os primeiros peregrinos... ainda é cedo e não tivemos nenhum "buen camino" acredito que pela euforia de cada um.

Tivemos no trajeto, algumas opções de caminharmos pela mata eram opções diferentes as que dada a chuva e baixar temperatura faziam parecer que o trecho ficara mais difícil, mas ao final de quase sete horas e 27 Km,  finalizamos nossa caminhada pela rodovia.



Pausa para 1º Lanche, ainda não comunitário...


Imaginem dormir ao lado do Rio Arga...


Contornando os Pirineus


O degelo nos Pirineus começa a engrossar o leito dos riachos


Grupo de Peregrinos (Brasil, Lituânia, Canadá, Alemanha e Austrália)

Tenho participado das conversas, todos se esforçam para entender e serem entendidos ... hoje a caminhada foi muito pesada, primeiro dia, morro acima, chuva, frio ... nunca havia feito nada parecido, mas com muito esforço foi superado e apreciada cada passo dado... espero que os próximos trechos sejam tão bons quanto este, que nos tragam alegria, beleza e satisfação de estar fazendo algo que tanto sonhei.


Por aqui, muito frio e neve ainda nos pontos mais elevados, a passagem pela montanha ainda está fechada, e não considero bom qualquer pessoa desrespeitar... quando menciono que conheci nosso colega Gilbert, na ACACS-SP  algumas pessoas se emocionam, a lembrança da tragédia ainda é vica e estampada nas paredes através de recortes de jornal... Não consegui chegar ao monumento feito em homenagem a ele mas é de se pensar muito no esforço necessário para superar esta fase do Caminho...



Real Colegiatta Roncesvalles
Roncesvalles surge após várias curvas... é um monastério grande e bem bonito, de fato as paisagens são um grande diferencial em tudo que vi até então...  O local é grande, limpo e organizado... somos recebidos por hospitaleiros voluntários que cantam e nos cumprimentam... sentimos uma sensação de "dever" (do dia pelo menos) cumprido... e após o reconfortante banho quente o corpo começa a pedir repouso... A euforia é grande mas logo somos convidados a dormir, com o apagar das luzes...

Durante o CAMINHO somos reconhecidos e conhecemos cada vez mais pessoas... é uma grande família que se forma e que "anda" junto... em Roncesvalles conhecemos também "The Italians - Paulo e Sérgio", "The Corean Couple", "Cher Zhao - buscando rede wi-fi", e muitos outros amigos que a cada passo fizeram parte desse Caminho.


Roncesvalles