21/04/2013

13º dia ( 21/04/13 ) - Burgos X Hontanas

Resumo da etapa


Burgos é uma grande cidade... Menor que Pamplona, más com um ar mais "medieval" em minha opinião. Um comércio grande com muitos bares e restaurantes, sem dúvida muitas opções para se conhecer.  Estive no próprio albergue municipal, precisava começar a economizar um pouco pois sabia que ao final da viagem poderia precisar de mais dinheiro.  O albergue é grande, impossível não optar por ele, pois é de fato preparado para acolhimento de muitos peregrinos (albergue-municipal-de-burgos), é sem dúvida uma excelente opção para se ficar.

Saindo de Burgos

A próxima etapa projetava chegarmos em Hontanas (30 km a frente), pela topografia, estaria bem apesar da grande distância, por essa razão saímos cedo estamos na província de Burgos,  as distâncias entre "
pueblos", passa a ser maior e isso dificulta na logística e claro,  aumenta o esforço é necessário que tenhamos em mente o intervalo a ser percorrido para que  possamos ter água e comida para grandes intervalos.




Belos Rios cortam todo o Caminho

A caminhada foi boa,  transcorreu dentro do esperado más o cansaço bate devido ao Sol e a alta temperatura do dia,  faltando 5km estávamos bem cansados era domingo meus amigos resolveram abreviar a jornada do dia parando em SAMBOL, uma pequena estalagem (ou sei lá oque), no meio do nada... sem energia elétrica, más de uma beleza ímpar, um local como não havia visto até então. Como era domingo, resolvi seguir adiante, para poder estar em um local de onde pudesse ligar pra casa e dar um alo pra todos. Tomei mais meio litro d'água e simbora... adiante mais 5 km com Sol a pino.

O pueblo de Hontanas,  é  bem pequeno,  só existe a igreja é 3 albergues por lá...  é um ponto de apoio mesmo,  para quem se prepara para chegar a Boadilla. O albergue que fiquei El Puntido ( albergue-el-puntido) uma boa opção com menu Peregrino muito bom...,  foi o mesmo que os Italianos e Ramon por indicação como vem ocorrendo ultimamente. Cheguei com meus calcanhares em estado deplorável... senti como nunca antes o efeito de mais de 30 Km em cima deles. Corri pra fonte da cidade e lá com uma água muito gelada coloquei os pés de molho...

Passamos por vários pueblos com Tardajos e Hornillos Del Camino, rumo ao início das Mesetas (planícies intermináveis), que testariam nossa perseverança e resistência.


Monumento entrada de Tardajos
Primeira foto de Hornillos del Camino parece longe não é ?

E era ...


Equilibrismo Peregrino...

Entrada de Hornillos. Nessa escadaria paramos e fizemos uma pausa para um lanche comunitário
Primeira foto do Refúgio SAMBOL, aqui meus amigos ficaram por uma noite... e eu resolvi seguir adiante... após a linha do horizonte
e após mais de uma hora de caminhada, eis que tenho a 1º Vista de Hontanas
Entrada de Hontanas, ao olharmos a direita a aglomeração, temos o 1º bar e albergue El Puntido.




2 comentários:

  1. Grande Edu, que bom que esta curtindo, aproveite o maximo possivel, porque nos ultimos dias vai querer ter andado mais devagar. Aproveite as comidas, os vinhos, os jantares coletivos, as conversas e as paisagens. Buen camino

    ResponderExcluir
  2. Rafael, beleza ???? Hoje, após 60 dias de meu regresso consigo LER e INTERPRETAR melhor oque vc transmitiu nessas palavras. Sinto que algo ficou pra trás, e o Caminho sempre será diferente a cada vez que pisamos nele.

    Obrigado

    ResponderExcluir